Sete ex-ministros da agricultura discutiram os desafios do setor em um debate promovido e transmitido nesta quinta-feira (11) pelo canal Terraviva.
Allyson Paolinelli, indicado recentemente ao Prêmio Nobel da Paz, está confirmado entre os convidados. Blairo Maggi, Roberto Rodrigues, Neri Geller, Francisco Turra, Reinhold Stephanes e Katia Abreu falaram no Agro 360 sobre os impactos da pandemia, acordos bilaterais, vendas de terras para estrangeiros e produção sustentável na Amazônia.
O agronegócio brasileiro não parou em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. E enfrentou muitas críticas, principalmente por causa dos frigoríficos brasileiros, que registraram casos de covid-19.
Na opinião dos ex-ministros, o País tem a agricultura tropical mais sustentável do planeta. E precisa mostrar isso ao mundo e não dar chance para o adversário e fazer a lição de casa.
“A Amazônia é um passaporte extraordinário, que se nós usarmos bem, nos levará ao céu. Se não usarmos bem, para o outro lado”, opinou Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.
O faturamento da agropecuária brasileira em 2020 foi o maior dos últimos 32 anos. O valor bruto da produção teve crescimento real de 17% e alcançou os R$ 871 bilhões.
Para o ex-ministro Alysson Paolinelli, indicado para o Nobel da paz, o agro brasileiro mostrou que pode acabar, de vez, com o fantasma da falta de alimentos no mundo.
“Não precisamos de roubar árvore em lugar nenhum. Não precisamos de ampliar a nossa área produtiva, porque já temos tecnologias estocadas que possibilitarão que o Brasil atenda essa demanda só com essas tecnologias”, analisou.
Abaixo, assista na íntegra o especial Agro 360 com os ex-ministros: