Notícias

Ex-prefeito de cidade do RJ e familiares são alvos de operação contra esquema fraudulento

Segundo as investigações, foram firmados 14 contratos sem licitação por estado de calamidade pública em Seropédica

Da Redação, com BandNews FM Rio

Anabal Barbosa de Sousa é ex-prefeito de Seropedica Reprodução
Anabal Barbosa de Sousa é ex-prefeito de Seropedica
Reprodução

Nesta segunda-feira (3), a Polícia Civil realiza a Operação Pregão para cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra investigados de formarem um esquema fraudulento junto à prefeitura de Seropédica, no Rio de Janeiro. Entre os indiciados estão o ex-prefeito, Anabal Barbosa de Sousa, a esposa e ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte, Sônia Oliveira de Souza e o filho deles, Wagner Oliveira de Souza, apontado como operador do esquema. As informações são da BandNews FM Rio.

Segundo as investigações, entre fevereiro e setembro de 2017, foram firmados 14 contratos com altos valores e dispensa de licitação, no momento em que o município estava com Estado de Calamidade Financeira decretado.

Entre as empresas contratadas a maioria apresentava atividades principais totalmente incompatíveis com os serviços/produtos contratados.

A Polícia estima que o valor total desviado gire em torno de R$ 4 milhões, quantia que levou não só ao agravamento da calamidade financeira, como repercutiu diretamente nos serviços públicos prestados, gerando uma situação caótica de falta de merenda nas escolas municipais, como também falta de insumo hospitalares no município de Seropédica.

Todos os envolvidos responderão por crime de peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, irregular dispensa de licitação e organização criminosa.

Tópicos relacionados

  • Justiça

Mais notícias

Carregar mais