Notícias

Exame para detectar varíola dos macacos pode custar até R$ 450

Sem aprovação da Anvisa para comercialização, testes são feitos apenas em laboratórios específicos e não possuem cobertura de planos de saúde

Da redação

O exame para detectar a varíola dos macacos pode custar até R$ 450 em laboratórios particulares de São Paulo, segundo apurou a reportagem da Band. Além disso, os planos de saúde não são obrigados a cobrirem os procedimentos.

O paciente também pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar o teste, mas são poucos os locais que fazem o exame, já que os materiais ainda são escassos. Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou testes específicos para detectar a doença.

A testagem usada, atualmente, é feita pelos próprios laboratórios, chamado de “desenvolvimento in house”. Na prática, esses testes não podem ser comercializados.

Há seis pedidos de testes no banco da Anvisa para serem analisados, desde 11 de agosto. Um deles, inclusive, é um teste rápido.

Em caso de aprovação, existe a expectativa que a testagem fique mais barata devido à maior oferta do produto. 

Mais de 2,8 mil casos

Atualmente, o Brasil tem 2.849 casos de varíola dos macacos registrados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país foi o que teve o maior aumento da doença entre 22 de julho e 7 de agosto, alta de 190% nos casos.

Causada por um vírus inicialmente identificado em macacos, os sinais e sintomas da doença podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados.

Tópicos relacionados

  • São Paulo
  • Eletromidia
  • Varíola dos Macacos

Mais notícias

Carregar mais