Explosão em cafeteria mata blogueiro pró-Rússia em São Petersburgo

Governo russo qualificou caso como ataque terrorista organizado por forças ucranianas

Da redação

Explosão em cafeteria mata blogueiro pró-Rússia em São Petersburgo
Explosão feriu outras 32 pessoas
Reprodução/REUTERS

Uma explosão em um café em São Petersburgo matou o blogueiro pró-Rússia Vladlen Tatarsky no domingo (2). Segundo a agência de notícias russa Tass, o Comitê Investigativo da Rússia qualificou a explosão nesta segunda (3) como um ataque terrorista. 

Até então, apenas Vladlen Tatarsky morreu na explosão. Segundo a polícia, outras 32 pessoas ficaram feridas, sendo oito em estado grave. A cafeteria organizava um evento no qual Tatarsky era palestrante. Ainda não está claro quem foi o responsável pelo ataque, mas o governo russo afirmou que a explosão foi organizada em território ucraniano. 

Ainda segundo o governo russo, a ativista anti-guerra Daria Trepova foi presa suspeita de participar do atentado. De acordo com o governo, a ativista teria levado uma bomba camuflada em uma estatueta com explosivos no evento que culminou na morte de Tatarsky. 

Quem é Vladlen Tatarsky?

Vladlen Tatarsky é o nome artístico de Maxim Fomin. O blogueiro, nascido na região de Dombass, na Ucrânia, era um grande defensor da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

O influenciador fazia publicações na linha de frente da guerra e ficou famoso após publicar vídeos filmando dentro do Kremlin, em uma cerimônia organizada pelo presidente russo Vladimir Putin. 

Ele também fazia transmissões pelo Telegram, em um canal com mais de 500 mil seguidores. Ele defendia a guerra, mas criticava a atuação russa na Ucrânia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais