Notícias

FAB cede aviões militares para um possível resgate de brasileiros na Ucrânia

Aeronaves militares são consideradas as maiores da América do Sul

Da redação com BandNews TV

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, neste sábado, 26, que colocou dois aviões de prontidão para um possível resgate de brasileiros na Ucrânia. O modelo diz respeito à maior aeronave militar da América do Sul. O Itamaraty estima 500 compatriotas residentes no território ucraniano.

“Sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”, escreveu o perfil oficial da FAB no Twitter.

As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais, como o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute (Líbano) e no terremoto de 2021 no Haiti.

Em nota divulgada no site da chancelaria argentina, o país vizinho disse que há um estudo para que haja uma retirada conjunta de cidadãos da América Latina. O comunicado cita o Brasil como uma das nações que discutem a medida.

Na sexta-feira, 25, a Embaixada do Brasil na Ucrânia disse que um trem poderia partir de Kiev para uma cidade perto da Romênia. De lá, um ônibus cruzaria a fronteira com os cidadãos brasileiros.

A invasão

Na madrugada de quinta-feira, 24, horário local, foram registradas as primeiras explosões do que seria a ofensiva russa contra o território ucraniano. Ontem, mais vídeos mostraram tropas de Moscou em Kiev. Hoje, o presidente Volodymyr Zelensky prometeu ficar na capital para incentivar uma resistência aos ataques.

O conflito acontece porque o Kremlin não quer a aproximação da Ucrânia com a aliança militar do Ocidente, representada pela Otan. Para o presidente Vladmir Putin, daria permissão para os Estados Unidos estabelecer armamentos, inclusive mísseis, num país fronteiriço à Rússia, o que deixaria Moscou sob risco.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais