Notícias

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita

Medida torna gratuita a retirada de remédios de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita
Elza Fiuza/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (10) que irá passar a oferecer 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente para toda a população. A medida é em comemoração aos 20 anos do programa Farmácia Popular. Com isso, remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite poderão ser retirados de graça pela população de todo o país. 

A expectativa do governo é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam contempladas e, em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano. 

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação da atual medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. 

Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante. Com a atualização, 95% dos medicamentos poderão ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população vulnerável em todo o Brasil. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais