Notícias

Filho de Rushdie diz que pai falou algumas palavras e cita “humor intacto”

Família de Salman Rushdie se diz aliviada pela recuperação do escritor indiano esfaqueado

Por Édrian Santos

Escritor Salman Rushdie foi esfaqueado  Reprodução/redes sociais
Escritor Salman Rushdie foi esfaqueado
Reprodução/redes sociais

Um filho de Salman Rushdie disse, neste domingo (14), que a família está aliviada pela melhora do escritor indiano, apesar do “estado crítico” e do “tratamento contínuo” no hospital. O anúncio foi publicado por Zafar Rushdie e publicado no Twitter, que pontuou que o pai disse algumas palavras.

“Nós somos extremamente aliviadas, pois, ontem, ele [Salman Rushdie] foi retirado do ventilador e oxigênio adicional e ele foi capaz de dizer algumas palavras”, comemorou Zafar.

Em outro trecho do comunicado, Zafar explica que o pai continua com o mesmo “desafiador senso de humor”, de forma “intacta”. O filho aproveitou para agradecer o apoio de desconhecidos, da polícia e dos médicos que cuidam do escritor.

No último sábado (13), Salman foi extubado e segue em recuperação sem a necessidade de oxigênio adicional, segundo informou o agente Andrew Wylie. Na última sexta (12), ele foi esfaqueado durante uma entrevista em Chautauqua, no estado de Nova York

Rashdie foi esfaqueado no torso e na face. De acordo com o agente, o escritor pode perder um olho, além de ter graves ferimentos no fígado.

Agressor identificado

O agressor Hadi Matar, de 24 anos, foi detido, sem a possibilidade de pagar fiança, e enfrenta acusação de tentativa de homicídio. Há informações de que o criminoso é simpatizante ao extremismo xiita.

Salman Rashdie é alvo de ameaças desde a década de 1980, quando publicou o livro "Os Versos Satânicos", considerado ofensivo à fé islâmica. O livro foi proibido na própria Índia, onde nasceu.

Tópicos relacionados

  • Internacional

Mais notícias

Carregar mais