
A Meta anunciou no ano passado que os filtros do Instagram criados por terceiros não estariam mais disponíveis para uso a partir desta terça-feira (14). A dona do Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp não deixa claro no comunicado os motivos que levaram à descontinuidade da plataforma utilizada para produzir os filtros, que são feitos por meio de Realidade Aumentada (RA) e podem ter efeitos de embelezamento, além de elementos interativos na tela, como os filtros de jogos.
Para o psicólogo Maycon Rodrigo Torres, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) , a medida anunciada pela Meta não altera a busca dos jovens por um ideal de beleza.
"Não acho que o fim dos filtros vai efetivamente trazer alguma mudança significativa para a experiência das pessoas, mas é uma iniciativa interessante e vale a pena a gente prestar atenção se, de fato, produz alguma melhora. Existem outros recursos que as pessoas vão continuar buscando para tentar atingir um ideal de beleza, já que essa é uma busca permanente", disse Torres.
Redução de exposição por meio dos filtros pode ser benéfica
Já para o psicólogo Hélio Roberto Deliberador, professor do Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC), a limitação dos tipos de filtros disponíveis na plataforma pode reduzir a atratividade de jovens e crianças pela exposição na rede social.
"O impedimento do uso dos filtros reduz a atratividade da exposição na rede social e pode causar menor interesse entre os jovens e crianças. De qualquer modo, essas redes têm muito poder sobre formação de valores e gostos de todos nós e dirigem seus conteúdos em função da aferição de nossas mensagens e imagens", avaliou Deliberador.
A médica Gabriela Schwartzmann, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que já recebeu pacientes que buscavam plástica para ficarem como apareciam nas fotos com filtro.
“Tive pacientes que não se enxergavam sem filtro e que queriam parecer como estavam no filtro. Em um caso, a paciente aplicava o filtro nas fotos mesmo sem postar nas redes sociais, diretamente pela câmera do celular.”
TikTok bloqueou filtros que modificam o rosto para menores de 18 anos
Em novembro, o TikTok decidiu bloquear o uso de filtros de beleza para usuários menores de 18 anos, como uma medida para reduzir a pressão estética e promover uma imagem corporal mais saudável entre os jovens.
Esses filtros, que alteram características faciais, como o formato do rosto e até a cor da pele, podem afetar a autoestima e criar padrões irreais de beleza. A restrição visa proteger os menores de idade de influências que podem gerar distúrbios psicológicos, como transtornos alimentares ou ansiedade relacionada à aparência. Para ter uma conta no Instagram ou no TikTok é necessário ter 13 anos ou mais.
Usuários e criadores de filtros de RA não concordam com decisão da Meta
A Meta também anunciou no Instagram o fim da plataforma que permite a criação e divulgação dos filtros usados nos stories. A empresa informa que a conta @MetaSparks será descontinuada nesta terça, quando o fim da plataforma também entra em vigor.
Nos comentários, usuários e criadores de filtros com Realidade Aumentada não concordaram com a decisão. Alguns usavam a plataforma como ferramenta de trabalho e comercializavam filtros personalizados. “A pior decisão. O que está sendo feito é o oposto do que significa uma rede social. Uma comunidade que move milhões de usuários está sendo destruída. O TikTok agradece”, disse um seguidor.
Outro usuário afirmou que a empresa de Zuckerberg “mostra, mais uma vez, que não se importa com seus criadores”. Profissionais que criavam filtros na plataforma Spark AR Studio poderão baixar seus conteúdos, informou a Meta.