Físico ou digital? Para CEO da SalesForce, pandemia acelera 'mundo híbrido'

Interação digital vai ser mandatória no pós-Covid, diz Fábio Costa

Da Redação, com BandNews FM

A pandemia do novo coronavírus tem sido um divisor de águas na economia. Grandes empresas sentiram o impacto, mas o baque foi ainda mais forte em micros, pequenas e médias companhia.

Por isso, o cenário atual é de reinvenção. Segundo Fábio Costa, CEO da SalesForce, empresa de softwares on demand, o período tem ensinado as empresas a conviver com o consumidor em um ambiente digital – algo que será obrigatório no pós-pandemia.

“Várias empresas fizeram investimentos muito relevantes ao longo do começo da pandemia, o que fez com que a gente acelerasse esse processo de transformação em várias delas, dando então como consequência o crescimento significativo dentro do segmento de tecnologia”, relatou Costa durante o "Fórum BandNews FM: Economia, os desafios impostos pela pandemia".

“Mas nem todas as empresas, na verdade, tiveram condições de fazer esse movimento. A gente vê que principalmente pequenas e médias empresas foram muito afetadas ao longo da pandemia e várias delas inclusive fecharam”, acrescentou.

Para Costa, as exigências atuais escancararam o sucesso de um “modelo híbrido”, conciliando o atendimento presencial em lojas abertas ao público com o atendimento virtual. É a mistura do físico com o digital.

“O que a gente entende é que essas empresas que começaram o investimento no começo da pandemia, ao longo de 2020, tiveram bastante sucesso e conseguiram sobreviver num modelo novo, um modelo híbrido – com alguns momentos lojas físicas abertas, e em outros momentos dependendo basicamente da questão da possibilidade de e-commerce”, analisou.

“Mas a gente espera que o segmento de pequenas e médias empresas se recupere, e essa recuperação vai colocá-los de volta no jogo, onde a interação digital vai ser mandatória. O mundo vai ter mudado em relação àquele mundo de 2019. Vai ser um mundo híbrido. Vai ser muito pouco provável que elas consigam um desempenho satisfatório, consigam conhecer o seu cliente, ter uma interação de qualidade com esse cliente, se elas não estiverem com esse investimento bem feito e também vivendo num mundo híbrido.”

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