Notícias

Foguete privado de Jeff Bezos supera 100 km de altitude e pousa com sucesso

Iniciativa durou pouco mais de 10 minutos e foi muito comemorada pelo bilionário

Da Redação

A espaçonave do projeto Blue Origin, liderado pelo bilionário norte-americano Jeff Bezos, decolou e pousou com sucesso na manhã desta terça-feira (20).

O lançamento ocorreu às 10h12 (horário de Brasília) em uma base nos arredores de Van Horn, cidade no estado norte-americano do Texas. Além do fundador da Amazon, o foguete New Shepard levava outras três pessoas: Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, astronauta de 82 anos, e Oliver Daemen, estudante holandês de 18 anos.

Segundo dados oficiais da Blue Origin, a cápsula com o quarteto atingiu 351.210 pés – ou 107 km de altitude. Com tal altitude, a nave não chegou a deixar a atmosfera da Terra, chegando até a faixa da termosfera. A camada é a penúltima da atmosfera (abaixo da exosfera) e recebe satélites.

O procedimento de descida começou às 10h16. O foguete do lançamento pousou verticalmente às 10h19, enquanto a cápsula liberada com os quatro tripulantes pousou com a ajuda de paraquedas às 10h22 (horários de Brasília). Ao todo, a missão durou 10min10s.

Segundo o astrônomo Roberto Boczko, a trajetória pode ser compreendida como um voo subespacial. “Essa cápsula não saiu da atmosfera, de modo que ela não teve uma reentrada”, disse, em entrevista à BandNews TV, explicando que voos com tais características provocam poucos danos nos foguetes e nas cápsulas.

“O atrito dessa nave com a atmosfera foi muito pequeno. Não aparece nenhuma região da nave que tenha sido chamuscada pelo calor da reentrada, uma vez que não houve realmente essa reentrada, não houve um atrito muito grande”, acrescentou.

Às 10h23, a Blue Origin anunciou que a equipe de resgate já havia partido para reencontrar os quatro tripulantes antes de uma celebração. “Foi o melhor dia de todos”, disse Bezos ao desembarcar da cápsula.

Mais notícias

Carregar mais