A presidente do Banco do Brasil (BB), a paraibana Tarciana Medeiros, é a única brasileira que aparece na lista da Forbes das mulheres mais poderosas do mundo. Em janeiro deste ano, a executiva assumiu o alto comando da segunda maior instituição financeira da América Latina.
Em 215 anos, Tarciana se tornou a primeira mulher a presidir o BB. A Forbes também destaca que a executiva estreou na 24ª posição.
No topo da lista, aparece Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, considerado o parlamento da União Europeia. Na sequência, surge Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, e Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos.
O ranking destaca a importância de outras mulheres no cenário global de poder, a exemplo de Robyn Grew, a primeira mulher a liderar o Man Group, um hedge fund (ou fundo de cobertura) com161 bilhões dólares em ativos, cujo nome reflete a composição de gênero de sua indústria.
Na parte cultura, aparecem ainda o trio Taylor Swift, Beyoncé e Barbie, responsáveis por bilhões, além do fato de ultrapassarem as fronteiras dos Estados Unidos.