Ainda em comemoração aos 84 anos, a Rádio Bandeirantes promoveu na noite do dia 25 de maio, um debate sobre os horizontes que se abrem com a utilização de tecnologias no processo educacional brasileiro.
O bate-papo com os maiores especialistas do país trouxe em pauta como a educação e a tecnologia, de forma aliada, podem minimizar as consequências da pandemia no aprendizado de crianças e adolescentes.
Desde março do ano passado, mais de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as escolas de forma presencial - o que gerou um impacto que será sentido pelas novas gerações. Por isso a necessidade de manter as aulas, seguindo os protocolos de segurança numa retomada parcial ou com a garantia do ensino híbrido nos setores público e privado.
O presidente da Lenovo, Ricardo Bloj, reforça que a companhia tem adotado uma abordagem consultiva e colaborativa junto com as instituições para entender seus desafios de segurança e gerenciamento para desenvolver um conjunto de soluções que atendam às suas necessidades, de notebooks resistentes e dotados de inúmeros recursos a softwares de gestão, e acredita que a tecnologia é uma grande aliada na sala de aula.
Dessa forma o aprendizado é facilitado: "Quando eu falo em tecnologias, são tecnologias que realmente atraem o aluno, prendem a atenção. Hoje a gente inclui mundialmente em nossos equipamentos softwares que permitem ao professor conseguir controlar e manter a atenção do aluno, personalizando a aula".
E está enganado quem pensa que a tecnologia só está presente nas tradicionais apresentações na sala de aula feitas em projetores ou em conexões remotas. Hoje em dia diversos jogos, e até mesmo as redes sociais, são usados para auxiliar o processo de aprendizado.
Em tempos de pandemia, com uma grande defasagem no ensino, essas atividades podem ser cruciais, explica o presidente da Lenovo, Ricardo Bloj: "Todo aluno gosta de jogar. Como usar esse interesse pelo jogo eletrônico para ele aprender também? Existem casos recentes de alunos que através da competição ganharam prêmios. É o aluno aprendendo por meio do jogo. São as novas tecnologias e isso inclui redes sociais também".
A pandemia do coronavírus só acelerou a transformação digital e a busca por soluções tecnológicas para a formação de estudantes num futuro cada vez mais online. Daqui para frente, a tecnologia aliada à educação terá um papel importantíssimo para auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens. Mas professores e pais precisam ter bem claro que essas ferramentas ajudam o produto final: uma aula mais interessante.
A base continua sendo o conteúdo, defende a gerente de desenvolvimento de negócios para Educação da Lenovo, Carolina Gomes, que também é professora: "A tecnologia pode nos ajudar a trabalhar vários conceitos que no presencial são difíceis, como projetos de game que ajudam o aluno a desenvolver senso crítico, raciocínio lógico, trabalho em equipe etc. Mas ela é só um meio e não um fim". Quais são as novas soluções tecnológicas, ferramentas disponíveis e qual a infraestrutura pode ser oferecida durante a pandemia para auxiliar pais, alunos e professores durante o ensino híbrido?
As respostas para essas perguntas precisam ser respondidas pela indústria de tecnologia, defende a gerente de desenvolvimento de negócios para educação da Lenovo, Carolina Gomes: “A Lenovo acredita que é fundamental que a indústria entenda as dores das instituições de ensino e colabore com o fornecimento de tecnologias para as escolas e municípios com soluções fáceis e seguras para envolver os alunos, incluindo conteúdo de aprendizagem digital atraente e eficaz além de apoiar e facilitar a capacitação dos professores.”
*Este conteúdo é um publieditorial em parceria com a Lenovo