FOTOS: Pelo menos 9 lagos tem a coloração rosa pelo mundo

O rosa nos lagos pode ser explicado pela salinidade na água e pela presença de Microalgas ou bactérias

Por Andrey Mattos

FOTOS: Pelo menos 9 lagos tem a coloração rosa pelo mundo
Lago cor-de-rosa na Austrália
Divulgação/KIA

Com a estreia do filme da “Barbie”, nesta quinta-feira, o mundo foi tomado por uma “onda rosa”. São ações de divulgação, fãs vestidos com o pink característico... Uma verdadeira “Barbilândia”, como apresentado no longa. Porém, na natureza, há algum tempo, alguns lagos puxaram a tendência. 

O rosa nos lagos pode ser explicado pela salinidade na água e pela presença de Microalgas, ou bactérias, que produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água em tom rosa.

Quatro destes lagos ficam na Austrália. São eles: Quairading Pink Lake, Pink Lake, Hutt Lagoon e Lago Hillier. A explicação para as águas desses lagos serem rosa estão na salinização da água e também microalgas como a Dunaliella salina.

Outras localidades pelo mundo também apresentam lagos com esse fenômeno. São eles: Lago Retba, em Senagal; Salina de Torrevieja, na Espanha; Dusty Rose Lake, no Canadá; Masazirgol, no Azerbaijão e Las Coloradas, México. 

Argentina também tem lagos Rosa

Dois lagos numa longínqua região costeira da Patagónia, na Argentina, tornaram-se cor-de-rosa fluorescente, fenómenos ainda não explicados que os ambientalistas locais temem que possam ser prejudiciais e causados por contaminação industrial.

Autoridades ambientais locais e regionais ainda não chegaram a nenhuma conclusão do motivo da mudança na coloração da água.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais