Notícias

39 funcionários da Vale estão presos em mina no Canadá; resgate foi iniciado

Meio de transporte para transferência dos empregados saiu do eixo. Empresa diz que todos estão bem e seguros

Da Redação, com Band Notícias

Unidade da Vale no Canadá
Unidade da Vale no Canadá
Reprodução TV

Por meio de posicionamento oficial, a Vale informou que os trabalhos de resgate dos 39 empregados da mina Totten da Vale, em Sudbury, no Canadá, já começaram. Segundo a empresa, todos passam bem, estão seguros, com acesso a água, alimentos e remédios.

A empresa afirmou que os empregados deixarão o local por meio de um sistema de saída secundária com o apoio da equipe de resgate da empresa, que já alcançou os mineradores. Não há brasileiros entre eles.

O incidente ocorreu na tarde do último domingo (26), quando o meio de transporte para transferência dos empregados saiu do eixo, após um incidente no poço. Eles estavam no subsolo no momento do acidente e imediatamente foram para os postos de refúgio, o que é parte dos procedimentos de segurança.

A Vale ainda informou que está mantendo comunicação frequente com os empregados.

A produção na mina está temporariamente suspensa.

Veja o comunicado da Vale:

A Vale informa que, na tarde de domingo, na mina de Totten, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.

Trinta e nove empregados na mina de Totten em Sudbury, Ontario, Canadá, estão seguros e se mobilizando para sair da mina subterrânea. Os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. Temos mantido frequente comunicação com eles desde o ocorrido. Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso a água e comida. A equipe de resgate alcançou os mineradores e iniciou a movimentação via acesso de escadas secundário. Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um.

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel. A produção na mina está temporariamente suspensa e estamos avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais