Notícias

Fux cancela reunião entre chefes de poderes após ataques de Bolsonaro

"Pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes", disse o ministro do STF

Da Redação, com BandNews TV e Brasil Urgente

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira (5) o cancelamento da reunião que haveria entre os chefes de poderes.

"O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Sendo certo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro. Além disso, sua excelência [o presidente Bolsonaro] mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro", justificou Fux.

No pronunciamento, o ministro salientou que "o pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes".

Segundo bastidores, não existe clima político para o encontro entre os chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário, principalmente após os ataques recentes de Bolsonaro contra o sistema de urna eletrônica, as eleições de 2022 e ao TSE - principalmente direcionado ao presidente do Tribunal Luís Roberto Barroso. 

Ao repórter Caiã Messina, ministros do STF chamaram os recentes episódios do presidente de “escalada autoritária”.

O encontro havia sido acertado em 12 de julho, quando Fux e Bolsonaro haviam se encontrado no STF em meio às críticas do presidente da República ao Supremo.

Bolsonaro no inquérito das fake news

O discurso de Fux acontece após a reação de Bolsonaro à decisão da última quarta (4) do Supremo de incluí-lo no inquérito das fake news, instaurado em 2019, a pedido do TSE. No pedido, o tribunal alegou que o presidente foi responsável disseminação de notícias falsas e pelos ataques às urnas eletrônicas e às eleições durante live no último dia 29 de julho.

Em seu perfil no Twitter, Moraes rebateu dizendo que “ameaças vazias e agressões covardes não afastarão o Supremo Tribunal Federal de exercer, com respeito e serenidade, sua missão constitucional de defesa e manutenção da Democracia e do Estado de Direito".

Bolsonaro voltou a alegar que houve fraude nas eleições de 2018 e apresentou um inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre a invasão hacker aos sistemas do tribunal. Esse inquérito ainda não foi concluído e não comprovou, até agora, que houve adulteração das urnas eletrônicas no pleito vencido por ele em segundo turno.

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro
  • Política
  • Justiça
  • Brasil

Mais notícias

Carregar mais