Notícias

Galpão da Cinemateca que pegou fogo não tinha alvará do Corpo de Bombeiros

Instituição foi advertida e tem 180 dias para a regularização; prédio foi atingido por incêndio nesta quinta

da Redação

 Vista aérea do galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina
Vista aérea do galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina
Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress

O galpão da Cinemateca Brasileira que foi atingido por um incêndio de grandes proporções nesta quinta-feira (29) não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). A instituição foi advertida e tem 180 dias para efetuar a regularização.

“Realizamos hoje uma vistoria de fiscalização na Cinemateca. Após o procedimento, a edificação, por não possuir o AVCB, foi advertida e tem o prazo de 180 dias para a regularização junto ao Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio do CBPMESP”, disse o Corpo de Bombeiros em nota enviada à Band.  

O AVBC é um documento emitido após vistoria como forma de garantir que o edifício segue as normas de segurança contra incêndios.  

Incêndio no galpão da Cinemateca Brasileira

O incêndio começou no galpão, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo (SP), por volta das 18h de ontem. Ele teria se iniciado durante a manutenção do sistema de ar-condicionado. 

As primeiras informações apontam que todo o primeiro andar foi atingido pelas chamas, onde ao menos três salas que contém arquivos históricos foram consumidas pelo fogo. O teto também chegou a ceder. Cerca de 70 bombeiros atuaram na ocorrência.

Em nota, a Secretaria Especial da Cultura afirmou que “todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição” e confirmou que pediu apoio da Polícia Federal para investigar as causas do incidente

O imóvel atingido pelo fogo não é a sede principal da instituição, que fica na Vila Clementino, mas também guarda parte de seu acervo, como a documentação do Instituto Nacional do Cinema, do Concine (Conselho Nacional de Cinema), cópias de segurança de filmes e, possivelmente, arquivos de filmes do curso de cinema da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 

Criada em 1940, a Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais