O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, pauta para hoje a ação que analisa a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos processos abertos contra o ex-presidente Lula. As informações são de Nathália Pase, da BandNews FM.
Mônica Bergamo, colunista da BandNews FM, havia antecipado a decisão de Mendes. O sistema do STF acaba de ser atualizado.
A inclusão acontece mesmo depois de o ministro Edson Fachin, que anulou as condenações de Lula em Curitiba, declarar a perda de objeto das ações que pediam a suspeição do ex-juiz da 13ª da Justiça Federal no Paraná. A decisão de Fachin na segunda-feira arquivou os pedidos de suspeição ao anular os processos, sem entrar no mérito da imparcialidade do ex-juiz.
A ação da defesa de Lula que pede a suspeição de Moro foi iniciada em 2018 e interrompida por um pedido de vista, que é quando um ministro solicita mais tempo para analisar o caso. Na ocasião, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra a suspeição do ex-juiz da Lava Jato.
Nesta terça-feira restam votar, além do próprio Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques. Lewandowski tem dado indicações de que deve ser favorável à suspeição, logo, Nunes Marques deve ser decisivo na ação na 2ª Turma.