Governador de Nova York renuncia ao cargo após acusações de assédio sexual

Durante a fala o então governador pediu desculpas por ter ofendido as 11 mulheres que o acusam. As mulheres que o denunciaram são funcionárias e ex-funcionárias públicas

Da Redação, com BandNews FM

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, renunciou ao cargo nesta terça-feira (10) após sofrer acusações de assédio sexual. O pronunciamento aconteceu logo após o fim das investigações da procuradoria geral do estado.

Durante a fala o então governador pediu desculpas por ter ofendido as 11 mulheres que o acusam. As mulheres que o denunciaram são funcionárias e ex-funcionárias públicas. Cuomo citou caso a caso dos acontecimentos durante o pronunciamento. 

Cuomo relembrou que em um dos casos ao passar por um corredor ele tocou as costas de uma funcionária e disse que não foi por mal, mas que se ela achasse que ele tivesse feito na má intenção ele acredita nela. 

Ele disse que respeita todas as mulheres e que assume a responsabilidade pelos seus atos. Cuomo afirmou que nunca chegou a cruzar a linha com ninguém na vida dele, que é amável com as pessoas, mas percebeu neste momento a proporção que estas ações tomaram depois da acusação formal da procuradoria geral do estado. 

O então governador disse que enfrentou várias críticas e acusações por causa das denúncias e que o sistema político nos Estados Unidos atualmente é muito levado por extremos. Citou as redes sociais e que o meio ambiente político é reativo, mas ressaltou que desde que assumiu o governo ele lutou pelo povo.

Cuomo ainda citou que o debate em relação as acusações sexuais custariam muito dinheiro do orçamento e que a preocupação neste momento deve ser a pandemia, o combate da variante delta do coronavírus, a violência armada e salvar os nova-iorquinos. 

Ele ainda afirmou que esse é o tempo mais desafiador para um governador de Nova York nos últimos tempos e que desperdiçar energia nesse assunto era a última coisa que ele gostaria de fazer. Ao anunciar a renúncia ele disse que amava Nova York a população e que foi motivado por esse amor. 

Cuomo ainda disse que a transição de governo será pacífica. Ele será substituído pela vice-governadora Kathy Hochul. Democrata e advogada, ela fez a carreira jurídica defendendo mulheres que sofreram abusos sexuais. Hochul será a primeira governadora de Nova York

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já tinha pedido para que Cuomo deixasse o cargo assim que a Procuradoria Geral do estado tinha finalizado as investigações. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais