Notícias

Governador de São Paulo assina acordo para implantar Trem Intercidades

Estado fará cooperação técnica com Ministério da Infraestrutura para destravar obras que ligarão cidade a Campinas

Da redação

Governador de São Paulo assina acordo para implantar Trem Intercidades
Governador de São Paulo assina acordo para implantar Trem Intercidades
Rovena Rosa/Agência Brasil

Rodrigo Garcia, governador do estado de São Paulo, assinou nesta sexta-feira (4) um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para destravar a licitação do Trem Intercidades (TIC). As obras têm o objetivo de ligar São Paulo a Campinas.  

Com a assinatura, o Governo de São Paulo terá condições para viabilizar a implementação e a operação do TIC Eixo Norte poderá ter o edital da licitação da parceria público-privada. A iniciativa garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e obrigações da CPTM, que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7-Rubi da CPTM. 

O objetivo do acordo com o Governo Federal é de encaminhar diretrizes para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com a finalidade de nortear ações para implementar o trem e as segregações entre trilhos de cargas e passageiros. 

O projeto do TIC compreende inicialmente o eixo entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, constituído por três eixos: Serviço Linha-7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo também as cidades de Caieiras e Franco da Rocha; Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo também Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira; e Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais