O governador da Flórida, Ron DeSantis assinou a legislação para acabar o status de ‘autogoverno’ da região dos parques da Disney em Orlando. O político nomeou cinco membros para um conselho de controle estadual e afirmou em cerimônia que o “reino corporativo finalmente chega ao fim”.
A mudança no regime do distrito da Disney ocorre em meio a uma disputa entre a empresa e o governador, ultraconservador e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos. A disputa ocorre após a Disney se opor à medida de DeSantis que proíbe a educação sexual em escolas da Flórida.
Com a mudança, o estado da Flórida cobrará impostos da Disney e fará o trabalho de garantir serviços públicos essenciais que o conglomerado fazia na região, como coleta de lixo e tratamento de água e esgoto.
Desde 1967, a Disney tinha status de distrito autônomo, ou seja, com governo próprio. A administração era financiada por impostos de quem mora na região. Apesar das mudanças, as obrigações fiscais e financeiras do distrito seguem as mesmas.