Notícias

Governo da Ucrânia diz que há mortos após ataques da Rússia

O presidente Vladimir Putin justifica que a ação é necessária para proteger os separatistas do leste e diz que quem tentar interferir vai sofrer "consequências nunca vistas"

Da Redação

O governo da Ucrânia diz que ao menos 40 pessoas morreram e nove ficaram feridas em ataques da Rússia ao país. Tropas russas invadiram o território ucraniano na madrugada desta quinta-feira (24), incluindo a capital Kiev.

O presidente russo Vladimir Putin justifica que a ação é necessária para proteger os separatistas do leste e diz que quem tentar interferir vai sofrer “consequências nunca vistas”.

Putin admitiu que enviou uma operação militar para a Ucrânia em anúncio na televisão, por volta das 5 horas no horário local, aumentando a tensão entre os dois países.

Tanques de guerra da Rússia já estão na Ucrânia depois de cruzarem a fronteira pela Península da Crimeia, tomada pelos russos em 2014.

Militares enviados pelo presidente também invadiram o território ucraniano por meio da fronteira com a Bielorrúsia, aliada de Moscou. O governo da Bielorrússia negou envolvimento com a invasão militar. 

Vídeo: brasileiro mostra como estão as ruas de Kiev

Veja imagens: ucranianos tentam deixar o país após ataques da Rússia

Líderes europeus se reuniram nesta manhã para coordenar uma resposta após a invasão russa. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também realizou uma reunião de emergência e deve falar no parlamento ainda hoje.

A ação militar da Rússia era esperada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os Estados Unidos tinham informado, na noite de quarta, que cerca de 70 mil homens iam invadir a Ucrânia a qualquer momento.

Vídeo: Brasileiro que mora em Kiev fala sobre situação na capital da Ucrânia

Podcast: Rússia x Ucrânia: Entenda o contexto histórico que divide os dois países

Tópicos relacionados

  • Internacional
  • Rússia
  • Ucrânia

Mais notícias

Carregar mais