Governo de SP retira 500 kg de peixes mortos na represa Billings

Técnicos da Cetesb realizaram coleta para avaliar a qualidade da água no reservatório. Os resultados estão previstos para as próximas semanas

da redação

Governo de SP retira 500 kg de peixes mortos na represa Billings
Peixes mortos Represa Billings
Peixes mortos Represa Billings - Reprodução/Band

A Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (11), a limpeza da represa Billings e retirou cerca de 500 quilos de peixes mortos do reservatório. 

Além da pasta estadual de Meio Ambiente, participaram da operação equipes da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), Polícia Ambiental, Companhia Ambiental do estado (Cetesb) e da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). 

Técnicos da Cetesb realizaram coleta para avaliar a qualidade da água no reservatório. Os resultados das análises estão previstos para as próximas semanas. 

Em relação à coloração esverdeada da água na Billings, a causa mais provável é a floração de algas, causada pela baixa vazão, somada ao excesso de nutrientes e condições climáticas desfavoráveis, fenômeno que vem sendo observado também em outros reservatórios e rios.

Segundo a Sabesp, a qualidade da água na captação no Rio Grande, braço separado do corpo da represa, permanece inalterada, garantindo a potabilidade da água fornecida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais