O governo de São Paulo decide suspender as medidas mais restritivas no estado de São Paulo a partir deste fim de semana. As informações são de João Barbosa, da BandNews FM, e Maira Di Giaimo, da Rádio Bandeirantes.
Com isso, locais como bares, restaurantes e parques poderão funcionar, desde que o uso obrigatório de máscara e álcool em gel seja respeitado. Cidades na fase laranja podem liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais das 6h às 20h nos dias úteis e fins de semana.
A decisão beneficia a capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, além das regiões de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Sorocaba. As restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral em Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté.
Sobre a campanha de vacinação, o governador João Doria anunciou que os idosos com mais de 90 anos começarão a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira.
Além das UBSs, haverá pontos de drive thru para que as pessoas sejam vacinadas, como no Autódromo de Interlagos, Arena Corinthians e Estádio do Pacaembu.
A expectativa é de que, até o dia 23 de fevereiro, 600 mil vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan sejam enviadas diariamente para o Ministério da Saúde.
Também está suspenso o corte de fornecimento de água e gás em todos os estabelecimentos comerciais até o dia 30 de março – as contas pendentes podem ser parceladas por 12 meses sem juros e multas.