Governo decidirá sobre o horário de verão na próxima quarta-feira (16)

Alexandre Silveira afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real

Da redação com Marcos Santos

A decisão sobre a volta ou não do horário de verão ficou para a próxima quarta-feira (16). O governo federal, nesta terça-feira (15) fará reuniões sobre o assunto e analisaram estudos sobre o tema. O governo deve realizar uma coletiva de imprensa para divulgar a decisão. 

Segundo um levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Já o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real, para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais