A aprovação do governo do presidente Lula (PT) voltou para 56% na terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest. O índice havia caído para 51% em abril. A recuperação, devolve a aprovação de Lula ao nível de fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa.
A sondagem foi realizada entre os dias 15 e 18 de junho. Foram entrevistados, face a face, 2.029 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.
O ponto que fez a avaliação do governo subir foi a percepção da economia. Passou de 23% para 32% quem concorda que a economia brasileira melhorou nos últimos 12 meses. E passou de 34% para 26% quem avalia que a economia piorou.
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição de outubro, a aprovação do trabalho de Lula subiu de 14% para 22%.
Em comparação com outros governos, Lula 3 é melhor avaliado que Bolsonaro, FHC2 e Dilma 2, mas pior que Dilma 1, Lula 2, Lula 1 e FHC1. O Diretor do instituto, Felipe Nunes atribui esses números à nova relação das pessoas com a política. “São novos tempos para a relação dos governos com o eleitorado. Rejeição de 30% parecer ser o novo normal”, afirmou.