O Ministério da Agricultura promete criar um grupo para discutir o desperdício de alimentos no Brasil. As informações são da repórter Bruna Barboza, da Rádio Bandeirantes.
O governo, segundo a ministra Tereza Cristina, pode rever a legislação que estabelece as regras de validade dos alimentos.
O prazo nada mais é do que o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para o consumo, antes de causar problemas de saúde ou ter gosto e textura alterados.
Para a definição, os laboratórios usam como base um limite estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma mudança nessa legislação precisa ter o aval da agência.
Além do que vence nas prateleiras dos mercados ou na casa dos consumidores, as sobras não aproveitadas também contribuem para o desperdício.
O Brasil está na lista dos dez países que mais jogam alimentos fora no mundo.
Hoje quase 5% dos brasileiros passam fome no país; por isso, segundo a ministra Tereza Cristina, há urgência para encontrar uma solução.
O desperdício de alimentos foi definido como o principal problema da cadeia de produção e abastecimento do Brasil debatido num Fórum promovido hoje pela Associação Brasileira de Supermercados.
Ao lado de Tereza Cristina, o ministro da Economia, Paulo Guedes, concordou que esse é hoje um dos principais desafios do país. Guedes afirmou que o governo está desenhando novos programas sociais e que sugestões deverão ser apresentadas em 15 dias.