A greve de ônibus prevista para acontecer na próxima segunda-feira (6) está suspensa. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (3), após reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
O Sindmotoristas, sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital, concordou em suspender a greve por compromisso com o SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, em manter negociações.
Pelo acordo entre as entidades, as conversas devem ir até a próxima terça-feira (7), quando deve ocorrer uma nova audiência para definir se novas propostas serão apresentadas e aceitas pela categoria. Com isso, ficará definido se terá ou não greve de ônibus nas próximas semanas. ´
O Sindmotoristas negocia reajustes nos salários e benefícios dos colaboradores das empresas de ônibus.
Em nota, a SPTrans diz que espera que o acordo seja cumprido e ressalta que a reunião foi resultado de decisão liminar na Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19%) e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
A empresa também reforçou que continua acompanhando as negociações trabalhistas entre condutores e concessionárias, e espera entendimento entre as partes, para que a população não seja prejudicada.