Notícias

Guarulhos adia início das aulas presenciais no município para março

Guarulhos adia início das aulas presenciais no município para março

Da Redação, com Rádio Bandeirantes, BandNews TV e Bora SP

Guarulhos adia início das aulas presenciais no município para março Lucas Herrero/Rádio Bandeirantes
Guarulhos adia início das aulas presenciais no município para março
Lucas Herrero/Rádio Bandeirantes

A prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo, atrasou em oito dias a data prevista para o retorno às aulas presenciais na rede municipal. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes, no BandNews TV e Bora SP.

Inicialmente, os alunos poderiam voltar às escolas no dia 22 de fevereiro, porém, serão liberados somente em 2 de março.

O secretário de educação do município, Paulo César Matheus, explica que, além de alinhar o cronograma à maioria das cidades que compõem a região do Alto Tietê, a evolução da epidemia foi determinante. De quarta-feira, 03, para esta quinta, 04, a ocupação dos leitos de UTI subiu de 65,5% para 72,9%.

“Como ocorreu nesse período um crescimento da pandemia e essa nova cepa, nós tínhamos um início programado com todo um trabalho de acolhimento das crianças, reunião com os familiares e reunião de planejamento para poder expor como seria o ano, nós resolvemos ganhar mais uma semana com esse trabalho que não tem prejuízo algum para questão do calendário escolar”, explicou o secretário.

Cronograma

A partir da próxima terça-feira, 09, os alunos poderão assistir a vídeos e programas educativos feitos pela secretaria de Educação pela TV e pela internet.

Do dia 22 em diante, começa o ensino remoto, que além do conteúdo online, promove o atendimento personalizado dos professores: sala por sala, aluno por aluno, mas ainda a distância.

No dia 2 de março, tem início o sistema híbrido. Ou seja, voltam as aulas presenciais no município, mas os pais poderão escolher se mantém os filhos no ensino remoto - estudando em casa.

“As crianças vão para escola e vão ter o professor lá para poder trabalhar exatamente aquilo que está sendo passado também no ensino remoto. Não tem nenhum tipo de divisão. A mesma coisa que estão recebendo de maneira remota vão receber de maneira presencial. Vem um livro especificamente alinhado com nosso currículo e ele vai ter contato com o professor com um plantão de dúvida e através das correções dos professores, que entrarão em contato posteriormente”, explicou o secretário. 

Todos os 8 mil profissionais da educação serão testados dias antes do retorno, que vai permitir somente 30% das salas. De acordo com uma consulta pública da prefeitura, cerca de 27% dos estudantes devem voltar.

Disputa judicial

A questão das aulas municipais em Guarulhos foi parar na justiça após o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública ter conseguido impedir o retorno com uma liminar, que foi derrubada nesta terça-feira, 02. 

Já as escolas particulares e redes conveniadas da prefeitura abriram as portas no dia 11 de janeiro.

Vacinação no município

Ao todo, 16.766 pessoas já foram vacinadas em Guarulhos, entre profissionais de saúde e indígenas. 

Nesta próxima segunda-feira, 08, começa a vacinação para idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde que atuam em clínicas particulares.

A prefeitura vai montar uma tenda no Parque Bosque Maia com vacinação presencial ou pelo sistema de drive-thru e presencial, das 9h às 17h.

Os idosos precisam levar o CPF, o cartão SUS e um documento com foto. Já os profissionais da saúde devem apresentar um documento que comprove a profissão. Não é necessário fazer um cadastro prévio.

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais