Notícias

Guarulhos (SP) proíbe realização de festas e eventos durante carnaval

A medida entrou em vigor neste último fim de semana e vale até o próximo dia 6 de março para espaços públicos e privados

Guilherme Oliveira 21/02/2022 • 07:43 - Atualizado em 21/02/2022 • 16:42

A prefeitura de Guarulhos publicou um decreto que proíbe a realização de festas e outros eventos durante o carnaval. 

A medida, na segunda maior cidade do estado de São Paulo, entrou em vigor neste fim de semana e segue até o dia 6 de março, para locais públicos e privados. Festa de rua, como blocos de carnaval, também já havia sido descartada em Guarulhos.

Segundo o prefeito Gustavo Henrique Costa (PSD), o Guti, o objetivo é evitar aglomerações e a contaminação de doenças respiratórias. “[o decreto] Visa impedir que festas aconteçam em espaços públicos ou nos locais que não estão licenciados para este fim durante o período de carnaval. O objetivo nosso é evitar aglomeração e disseminação do corona e da influenza”, explicou. 

Quem descumprir esse decreto será penalizado com multa e sofrerá outras sanções determinadas pela prefeitura de Guarulhos.

Durante esse período, de 20 de fevereiro a 6 de março, há exceção para alguns estabelecimentos que receberam autorização para funcionar no carnaval.

Os locais públicos e privados devem seguir as orientações sanitárias, como exigir o comprovante de vacinação com, pelo menos, as 2 doses. Além disso, o limite de público deve ser de 70%.

A prefeitura de Guarulhos reforça que esse decreto pode ser alterado a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica da cidade.