Helder Barbalho toma posse como novo presidente do Consórcio Amazônia Legal

Governador do Pará sucede Waldez Góes, ex-governador do Amapá e ministro da Integração e Desenvolvimento Regional

Da redação

Helder Barbalho e Waldez Góes na cerimônia de posse Marcos Santos/Divulgação
Helder Barbalho e Waldez Góes na cerimônia de posse
Marcos Santos/Divulgação

O governador do Pará, Helder Barbalho, tomou posse nesta quarta-feira (4) como o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) para o exercício de 2023. Ele sucede o atual Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá. 

A cerimônia de posse foi acompanhada por autoridades federais, estaduais e municipais, além de embaixadores e representantes dos parceiros do Consórcio. 

Em seu discurso como novo presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho disse que vai atuar pela união e o fortalecimento entre os estados amazônicos, valorizando pautas comuns e estratégicas. “O objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social”, ressaltou.

O novo presidente disse ainda que, “tudo isso, para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando a floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”.

Para Waldez Góes, a atuação do Consórcio reforça o o debate sobre a realidade e desafios da Amazônia, tanto na identificação, mas principalmente na solução de problemas. "Temos muitas diferenças vivendo em um país de dimensões continentais como o Brasil e quando fazemos o recorte para a Amazônia, as diferenças continuam grandes, mas, com o Consórcio, conseguimos criar consensos para vencermos os desafios", diz Waldez. 

Helder Barbalho, durante a posse, mencionou que vai reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em 2025.

Entre os presentes na posse, de forma presencial e virtual estiveram os governadores Wilson Lima (Amazonas), Clecio Luis Vilhena Vieira (Amapá), Vanderlei Barbosa (Tocantins), Mauro Mendes (MT), Antonio Denarium (RO), Gladson Camelli (Acre), Marcos Rocha (RR) e Antonio Almeida (RR). O governador do Maranhão, Carlos Brandão, foi representado pela secretária do Meio Ambiente, Raysa Queiroz Maciel.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais