Notícias

Helicóptero da Nasa tem êxito e faz 1º voo em Marte

Ingenuity, parte do rover Perseverance, decolou por 28 metros no planeta vermelho

Da Redação, com BandNews TV e Jornal da Band

Pela primeira vez, um helicóptero, operado a partir da Terra, sobrevoou outro planeta. Controlado pela Nasa, o aparelho teve êxito no voo teste que saiu do solo de Marte por volta das 7h50 (de Brasília). A notícia foi recebida com festa pelos controladores.

O Ingenuity é uma espécie de drone gigante, com 1,8 kg, duas hélices e painéis solares que faz parte da Missão "Marte 2020", lançada em julho do ano passado e que chegou em fevereiro ao planeta vermelho para buscar vidas passadas e fazer diferentes experimentos.  

Segundo a agência espacial americana, a decolagem e o pouso do helicóptero foram um sucesso. O Ingenuity fez um voo curto de 30 segundos e subiu a uma velocidade de 28 metros, controlado direto da Terra em feito inédito. 

As imagens foram foram recebidas três horas depois pelo controle da missão. O voo também foi registrado pela sonda-robô Perseverança que segue enviando dados à Nasa (veja abaixo):

A operação estava prevista para 11 de abril, mas foi adiada duas vezes por problemas de software e condições atmosféricas. 

Sustentar um voo em Marte é um desafio, porque a atmosfera é muito rarefeita, ou seja, tem pouco ar. Para conseguir essa façanha, as pás do helicóptero precisam girar 2.500 vezes por minuto - cinco vezes mais do que um helicóptero comum.

A missão ainda pretende fazer pelo menos mais cinco voos com o “drone”.

O Ingenuity faz parte da sonda Perseverance, que pousou em fevereiro em Marte. É o aparato com tecnologia mais avançada já enviado para uma missão deste tipo, e deve permanecer por dois anos no planeta vermelho. O rover tem 2,2 m de altura, 2,7m de largura e 3m de comprimento, pesando 1.025 kg. 

A missão pretende percorrer a superfície de Marte em busca de sinais de vida.

Mais notícias

Carregar mais