Notícias

Homem causa explosão em churrasqueira: saiba como prevenir situação

Câmera de segurança registrou acidente em São Paulo; confira medidas para prevenção

Da redação

Homem causa explosão em churrasqueira: saiba como prevenir situação
Homem causa explosão em churrasqueira em Sumaré (SP)
Reprodução

Um homem causou uma explosão ao jogar álcool em uma churrasqueira e o momento exato foi registrado por uma câmera de segurança. O acidente aconteceu em Sumaré (SP), na última segunda-feira (13).

A causa provável do incêndio está relacionada à evaporação do álcool. O etanol é altamente inflamável e gera vapores que também servem de combustível para o fogo.  

Para prevenir incêndios na churrasqueira, não utilize substâncias inflamáveis perto da chama, seja líquido ou gel, segundo orientação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No vídeo, é possível ver que a explosão acontece assim que o álcool entra em contato com a brasa acesa. A chama atinge o rosto, braços e peito da vítima. Por pouco, o fogo não alcança duas crianças que passavam pelo local.  

O homem sai correndo em direção à rua, com as roupas em chamas. Ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau no rosto, braço e virilha e permanece internado em situação estável na Unidade Básica de Saúde do Matão.

Como prevenir explosão na churrasqueira?

  • Não use substâncias inflamáveis na chama ou próximo dela;
  • Se a brasa já estiver acesa, abanar é um modo seguro de aumentar a chama;
  • Cuidado com fagulhas, que podem atingir a roupa e causar incêndios.

Substâncias inflamáveis são líquidos ou misturas que produzem vapores que pegam fogo em temperaturas abaixo de 60,5ºC, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).  

O álcool é uma substância do tipo. Solvente, gasolina e detergentes sintéticos são outros exemplos.

Como acontece uma explosão na churrasqueira?

Uma das possibilidades é através de substâncias inflamáveis. Evaporados, misturados com o ar e perto de uma fonte de ignição, esses compostos são suficientes para gerar um incêndio ou uma explosão.  

Fonte de ignição pode ser uma chama, uma superfície aquecida ou uma fagulha, por exemplo.

O álcool pode emitir esses vapores inflamáveis mesmo em temperaturas de cerca de 18ºC em ambientes abertos. Ou seja, se o dia está mais quente que isso e existe fogo, é o suficiente para incendiar ou explodir esses gases, como ocorre no vídeo.

Como surgem os incêndios?

O fogo é um fenômeno que precisa de quatro componentes para acontecer:

  • combustível - que é qualquer substância capaz de produzir calor;
  • oxigênio;
  • calor;
  • reação em cadeia.

Todos os jeitos de extinguir o fogo envolvem inibir um desses quatro pontos. Para controlar um incêndio, é necessário resfriar, abafar, remover o material ou impedir o contato entre os três, como coloca o Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais