O jovem brasileiro Jonathan Oliveira, conhecido por protagonizar o meme em que dança em cima de um ônibus num bloco de Carnaval, em São Paulo, morreu em São Petersburgo, na Rússia. A Band confirmou a informação com um amigo da vítima, nesta quarta-feira (21).
A imprensa russa afirma que o rapaz estava num iate, quando brigava com um russo. Na sequência, os dois caíram no mar. Jonathan teria morrido afogado, enquanto o outo homem conseguiu sair da água. Os jornalistas também relatam indiciamento do sobrevivente por homicídio culposo.
O amigo de Jonathan que falou com a Band, que preferiu não ter a identidade revelada, disse que não tem informações de como se deu a ocorrência. Até agora, as informações que chegam são da imprensa russa.
Um dos veículos locais que mencionaram o caso é o 78.ru, que destacou, segundo a polícia, que a briga começou ainda no litoral da Ilha Krestovsky, onde o iate estava ancorado. A discussão persistiu durante a viagem até ambos caírem no mar.
Em nota enviada à Band, o Ministério das Relações Exteriores disse que acompanha o caso, em contato com as autoridades russas, e está à disposição dos familiares para prestar a assistência consular devida.
Entenda o meme
Jonathan viralizou em 2017, quando ele apareceu dançando em cima de um ônibus em um vídeo em um bloco de Carnaval de São Paulo. Nas imagens, ele e milhares de foliões dançavam ao som de “Break Free”, de Ariana Grande.
O vídeo até hoje é relembrado como um dos momentos mais icônicos do Carnaval paulistano. À época, Jonathan não aproveitou tanto a fama, mesmo tendo virado um meme atemporal da folia.