Notícias

Ibaneis decreta lockdown no Distrito Federal

Da redação com Brasil Urgente

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), antecipou o lockdown que seria iniciado na segunda-feira. A medida vale a partir da meia-noite de sexta para sábado. Mais cedo, Ibaneis justificou a restrição em entrevista à Rádio Bandeirantes e disse que estava preparado para adotar medidas ainda mais duras.

“Nós precisamos ganhar um determinado tempo na abertura de novas UTIs evitando um colapso do sistema de saúde. A medida se fez necessária e é melhor que seja dessa maneira pois impacta menos o comércio, que vai ficar aberto durante o dia, e a gente consegue manter um nível entre economia e saúde e os dois se sustentando”, disse.

Com a proximidade do colapso no sistema de saúde, 98% dos leitos estão ocupados, Ibaneis decidiu não só antecipar as restrições, como endurecê-las. Inicialmente, ele previa um lockdown noturno, de 20h às 5h, mas agora o governador decreta o lockdown total. No comércio fica permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais, como farmácias e supermercados.

Ibaneis chegou a inaugurar novos leitos nesta sexta-feira, mas as internações têm sido maiores. “Mais cedo, em Samambaia, para abertura de nova ala com mais sete leitos no Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Em breve, também iremos ativar outros 60 leitos para tratamento de Covid-19 no Hospital de Campanha de Ceilândia (20) e no Hospital Regional de Santa Maria (40)”, escreveu ele em sua conta de Twitter.

Mais notícias

Carregar mais