Notícias

Idosos com idade entre 80 e 84 anos começam a ser vacinados hoje em SP

da Redação com Rádio Bandeirantes

Na próxima quarta-feira, será a vez de quem tem entre 77 e 79 anos
Na próxima quarta-feira, será a vez de quem tem entre 77 e 79 anos
Reprodução

Os idosos com idade entre 80 e 84 anos começam a ser vacinados neste sábado (27) no estado de São Paulo. Na próxima quarta-feira, será a vez de quem tem entre 77 e 79 anos, grupo que inclui 430 mil pessoas.

O estado já dividiu 474 mil doses da vacina de Oxford entre os municípios e nos próximos dias serão distribuídas mais 720 mil unidades da Coronavac. Até agora, cerca de um 1,7 milhão de pessoas já receberam a primeira dose.

O governo paulista também anunciou uma nova reclassificação de fases do plano de restrições, que passa a valer na segunda-feira. 

A capital e todas as cidades da Grande São Paulo regridem para a etapa laranja, junto com Campinas, Sorocaba e Registro. Nessa fase, comércio e serviços podem funcionar 8 horas por dia, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento das atividades, no máximo, às 8 da noite. O consumo local em bares está proibido.

As regiões de Marília e Ribeirão Preto também tiveram piora nos índices e voltaram para a fase vermelha, a mais restritiva, em que apenas serviços essenciais podem funcionar.

As restrições visam reduzir o alto número de internações e evitar um colapso no sistema de saúde, segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn. Para evitar o esgotamento de leitos para Covid-19, o governo não descarta a possibilidade de reativar hospitais de campanha. Até agora, o único reaberto é o de Heliópolis, que já tem 85% das vagas ocupadas. O uso de um hospital desativado no centro da capital está sendo avaliado.

Atualmente, a ocupação de UTIs está em 70,4% no estado e em 70,8%, na Grande São Paulo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais