Enquanto não há doses suficientes para vacinar adolescentes e idosos com reforço, a Prefeitura do Rio de Janeiro precisou fazer uma escolha. O calendário regular foi paralisado, e a repescagem para adolescentes de 16 foi suspensa, e quem vive em instituições de longa permanência está sendo vacinado com a dose de reforço.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, a expectativa era realizar a imunização simultaneamente, no entanto, não foram entregues doses suficientes para dar continuidade ao calendário. Seriam necessárias pelo menos 48 mil doses para vacinar adolescentes.
Em relação ao passaporte de vacinação, que teve a obrigatoriedade de apresentação adiado por conta de problemas no aplicativo ConectSUS (Android e iOS), Soranz afirma que após a publicação do decreto, pelo menos 80 mil pessoas procuraram os postos para tomar a primeira dose, alegando que não conseguiram tomar a vacina no dia regular por inúmeros problemas.
Eventos
Na próxima semana, o Rio de Janeiro vai receber o primeiro grande evento ao ar livre em tempos de pandemia. O festival Rock Brasil 40 anos, espera receber cerca de 5 mil pessoas e celebra quatro décadas do estilo musical.
O evento vai contar com shows presenciais ao ar livre, exposição, palestras e mostra de cinema. A Prefeitura do Rio trata o festival como um evento teste.
Para entrar é necessário apresentar um teste PCR negativo realizado com 48h de antecedência, além da caderneta de vacinação. Para a prefeitura, é possível gerar um ambiente de contágio reduzido seguindo todas as regras de ouro da pandemia, como já é realizado em outros países.