Pertinho da praia de Ipanema, as Ilhas Cagarras fazem parte do cartão postal do Rio. O que pouca gente sabe é que elas são também um importante refúgio de biodiversidade.
Do alto, é possível ver como o contraste do verde da natureza com o azul do mar impressiona.
Aves marinhas, cardumes, tartarugas. Quem tem o privilégio se depara com essas e tantas outras espécies que fazem o local espetacular.
O arquipélago, que abria centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção, é o monumento natural das Ilhas Cagarras, formado por seis ilhas consideradas áreas de proteção marinha e que fazem parte do cartão postal do Rio.
Toda essa beleza exuberante fica bem pertinho: apenas 5 km da praia de Ipanema. Mas se de um lado há tantas riquezas, do outro há também ameaças. Por estar muito próximo da cidade, o monumento natural e seu entorno sofrem o impacto direto da poluição.
Não à toa, as Ilhas Cagarras entraram para a lista dos 130 locais reconhecidos em todo o mundo como hotspots – os chamados pontos de esperança, conhecidos pela alta diversidade de espécies, importância ecológica, econômica e também pelo risco em que se encontram.