Notícias

Ilhas Cagarras são um refúgio de biodiversidade no Rio; conheça

Arquipélago abriga centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção e fica a 5km da praia de Ipanema

Da Redação, com Band Notícias

Pertinho da praia de Ipanema, as Ilhas Cagarras fazem parte do cartão postal do Rio. O que pouca gente sabe é que elas são também um importante refúgio de biodiversidade. 

Do alto, é possível ver como o contraste do verde da natureza com o azul do mar impressiona. 

Aves marinhas, cardumes, tartarugas. Quem tem o privilégio se depara com essas e tantas outras espécies que fazem o local espetacular. 

O arquipélago, que abria centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção, é o monumento natural das Ilhas Cagarras, formado por seis ilhas consideradas áreas de proteção marinha e que fazem parte do cartão postal do Rio. 

Toda essa beleza exuberante fica bem pertinho: apenas 5 km da praia de Ipanema. Mas se de um lado há tantas riquezas, do outro há também ameaças. Por estar muito próximo da cidade, o monumento natural e seu entorno sofrem o impacto direto da poluição. 

Não à toa, as Ilhas Cagarras entraram para a lista dos 130 locais reconhecidos em todo o mundo como hotspots – os chamados pontos de esperança, conhecidos pela alta diversidade de espécies, importância ecológica, econômica e também pelo risco em que se encontram. 

Mais notícias

Carregar mais