Notícias

Imposto de Renda: Governo faz alerta para golpes na internet

Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal

Da redação

Imposto de Renda: Governo faz alerta para golpes na internet
Agência Brasil

Desde a última sexta-feira (15), os brasileiros já podem fazer gratuitamente sua declaração do Imposto de Renda, referente ao ano base 2023. O trâmite pode ser feito on-line, até o último dia do mês de maio de 2024. 

Com isso, golpistas se aproveitam para criar falsos sites ou aplicativos. Foram identificadas campanhas maliciosas, induzindo usuários a baixar e instalar Apps falsos em diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis. 

Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração.

O aplicativo permite não apenas acompanhar a declaração, mas também a situação de cada pessoa em diversos sistemas da Receita Federal, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, empregados domésticos no eSocial, cadastro de atividades econômicas, entre outras informações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais