Notícias

Inep garante que medidas sanitárias serão cumpridas em todos locais de prova do Enem

Inep garante que medidas sanitárias serão cumpridas em todos locais de prova do Enem

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Inep garante que medidas sanitárias serão cumpridas em todos locais de prova do Enem Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Inep garante que medidas sanitárias serão cumpridas em todos locais de prova do Enem
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Inep garante que as medidas sanitárias serão cumpridas em todos os locais de prova do Enem neste domingo, 17. A afirmação é do presidente substituto do órgão, Camilo Mussi, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Questionado sobre a quantidade de estudantes alocados nas salas, Camilo Mussi afirma que o distanciamento entre as mesas será garantido e negou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tenha planejado os dias de prova contando com uma alta abstenção de estudantes para que não haja lotação das salas de prova. 

“O Inep preparou todos os protocolos temos a certeza que tudo que foi feito vai evitar o contágio do Covid-19. No ano passado, no último Enem, foram 140 mil salas e esse ano nós preparamos 207 mil salas. Existe abstenção, como em todos os concursos existe ausência, esse ano também vai existir. Historicamente é de 25 a 30%. Nós queremos que todos os participantes compareçam porque nossos impostos foram utilizados para preparar 5,7 milhões de provas. Nós vamos manter o que preconiza a Vigilância Sanitária. Nós manteremos o distanciamento social”, afirmou Mussi.

Para evitar aglomeração, os portões dos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, às 11h30, e fechados às 13h.

O uso da máscara será obrigatório em todo o momento em que o estudante estiver na sala, sendo permitida a remoção apenas para beber água.

As provas estão marcadas para os próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa. Mais de 5 milhões e meio de estudantes estão inscritos para o Enem deste ano.

Amazonas

A única exceção até o momento é o estado do Amazonas, que teve as datas adiadas para fevereiro, como explicou o presidente substituto do Inep.

“Ela ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro junto com o que denominamos de aplicação para pessoas privadas de liberdade, a prova já está pronta e tem a comparabilidade. Os 160 mil participantes do estado farão a prova e participarão do ProUni e Fies porque divulgaremos a nota no dia 29 de março”, afirmou Mussi. 

Assista entrevista na íntegra: