Infestação de escorpiões ameaça pacientes em hospital de São Paulo

No Hospital Planalto, na zona Leste de São Paulo, há registros de escorpiões no pronto-socorro, clínica cirúrgica, maternidade e UTI neonatal

Isabelle Vita e Elaine Freires

Uma infestação de escorpiões ameaça pacientes do Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, também conhecido como Hospital Planalto, na zona Leste de São Paulo. As informações recebidas pela BandNews FM, via Central de Ouvintes Ricardo Boechat, destacam que os artrópodes estão em vários setores da unidade.

Os escorpiões podem ser vistos no pronto-socorro e ainda na clínica cirúrgica. Até mesmo na maternidade e na UTI neonatal foram retirados os artrópodes nos últimos dias. Registros indicam que os animais aparecem no local há pelo menos quatro anos, mas denúncias apontam que houve piora nos últimos meses.

Um funcionário, que preferiu não se identificar, afirmou que a direção do hospital tem sido omissa para controlar a infestação de escorpiões.

A gente cobra providências, mas nada é feito. É um absurdo (funcionário)

Riscos

A picada de um escorpião causa dor imediata. Pode haver, também, uma sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Especialmente em crianças, mais sensíveis ao veneno, pode haver óbitos.

Respostas

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde disse que fará, nesta quinta-feira (24), uma nova vistoria nos locais citados pela reportagem da BandNews FM, assim como já ocorreu na quarta (23) e no último sábado (19).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nenhum acidente com escorpião foi registrado no Hospital Planalto. A pasta ainda ressaltou que Itaquera é uma área “escorpiônica” e “não existe forma de exterminação do artrópode”.

Todos os animais capturados são identificados, registrados e posteriormente encaminhados vivos para o Instituto Butantan, onde é feita a produção de soro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais