Notícias

Inglaterra suspeita que Tik Tok espione funcionários do governo

Empregados não podem ter o aplicativo nos celulares usados para o trabalho

Por Felipe Kieling

Inglaterra suspeita que Tik Tok espione funcionários do governo
Tik Tok é proibido no Reino Unido
Reprodução/Pixabay

Funcionários do governo britânico não podem mais ter o Tik Tok em aparelhos celulares usados para o trabalho - para a população geral, tá liberado. A justificativa é uma precaução para evitar que informações sensíveis sejam compartilhadas pelo aplicativo ao governo chinês, já que o Reino Unido suspeita de espionagem por parte do Tik Tok. 

A empresa que controla o Tik Tok nega que forneça informações as autoridades de Pequim e afirma que essa decisão é baseada em questões geopolíticas com as quais nem empresa, nem os usuários têm qualquer relação.

A decisão do Reino Unido vai na esteira de outros países do ocidente, como EUA, Canadá, Bélgica e Dinamarca. Funcionários do Parlamento Europeu já não poderão ter mais o Tik Tok em celulares de trabalho a partir de segunda-feira (20).

Washington lidera a pressão e agora ameaça banir o Tik Tok em território americano se a empresa chinesa não for vendida. Aplicativo para compartilhar vídeos tem um algoritmo muito bem calibrado para oferecer ao usuário os tipos de conteúdo que ele mais gosta. 

Para fazer isso, a plataforma faz uma extensa coleta de informações, como localização e até a velocidade em que a pessoa digita. É um sistema de captura de dados que outros aplicativos americanos também utilizam, como Facebook, Youtube, Instagram e Twitter. Só que na China, todos eles são proibidos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais