Um levantamento feito pelo Censo de População em Situação de Rua apontou que o número de pessoas em situação de rua cresceu 31% em relação aos últimos anos. Ao todo, 31.884 pessoas estão nas ruas. Comparado a 2019, o número passou de 7 mil pessoas desabrigadas. As informações foram divulgadas em janeiro deste ano pela Prefeitura de São Paulo.
Para tentar diminuir os impactos, ONGs como o “SP Invisível” prestam serviço à essa população distribuindo roupas, comida, produtos de higiene e capacitando-os para o mercado de trabalho durante todo o ano. André Soler, fundador do projeto, explicou que a iniciativa partiu há 8 anos quando um pastor o desafiou a registrar o que havia de invisível na cidade de São Paulo.
“O que mais encontrávamos eram moradores de rua. Assim, dessas fotos a gente pensou ‘já que essas pessoas são mais invisíveis, por que não começar a contar a história delas para conscientizar a sociedade para que elas ganhem visibilidade?'”, disse Soler.
Ao lado de Vinícius Lima, também fundador, Soler trabalha com uma equipe de mais de 10 pessoas que apoiam e ajudam a estruturar as ações e iniciativas sociais. Atualmente, o SP Invisível se dedica em duas novas ações, fundamentadas em bancos de alimentos, doados por empresas que apoiam a ação, e um projeto que ajuda essas pessoas a conseguirem espaço no mercado de trabalho. Segundo ele, a primeira turma de pessoas em situação de rua já foi contratada.
O nosso a gente recebe doação financeira e alimentos de empresas também de quantidades de alimentos e aí nesse nosso banco de eventos.
“A gente acompanha algumas pessoas que estão mais preparadas para entrar no mercado de trabalho, orientamos e fazemos todo o processo para que essa pessoa esteja preparada para entrar no mercado de trabalho. Depois, acompanhamos enquanto ela está trabalhando na empresa. É uma forma que a gente encontrou de colocar diversidade nas empresas”, afirmou Soler.
Ele disse que a comida feita nos bancos de alimentos é feita pelas próprias pessoas em situação de rua e afirma que a iniciativa já está sendo colocada em prática, mas seu lançamento oficial acontecerá ainda este mês.
"Produzimos marmitas nutritivas e distribuímos na rua. Os alimentos são produzidos pela própria população de rua. Eles passam por isso e eles sabem para que eles estão empregando. Eu acho que tem uma motivação por trás disso”, explicou.
Além disso, a equipe do SP Invisível produz e distribui kits que incluem produtos de higiene pessoal, como escova de dentes, preservativos e roupas, como meia, touca e moletons. Durante a semana, os colaboradores se dividem para entregar. Ao todo, mais de 67 mil pessoas já foram ajudadas.
Quando o frio chega, a campanha “inverno invisível” ganha força. A meta deste ano, estipulada pela equipe, é distribuir 25 mil kits, que contém luvas, meias, kits de higiene, calças, cobertores e calçados, às pessoas.
"Queremos levar dignidade para as ruas, coisas que as pessoas se sintam amadas, queridas. Eu acho que a dignidade é uma das coisas que mais falta para essas pessoas. Algumas empresas também patrocinam as nossas ações.”
- * Com supervisão de Paulo Guilherme