A primeira quinzena de janeiro será com bastante umidade e chuva em praticamente todo o Nordeste. A avaliação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Alguns sistemas meteorológicos contribuirão para as precipitações acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste, a exemplo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Até o dia 15, um canal de umidade, provável ZCAS, poderá se formar entre o norte da região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm).
Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também contribuirá para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.
Entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará posicionada mais ao sul da climatologia. Isso favorecerá os volumes de chuva na porção mais ao norte do Nordeste, o que inclui o semiárido.
Previsão em São Paulo
Após período de calor nas últimas semanas de dezembro, São Paulo amanheceu o primeiro dia do ano com temperatura amena, com média de 18ºC. A máxima, ao longo desta segunda-feira (1º) será de 26ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital (CGE).
A semana segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação, porém as chuvas retornam gradativamente no final das tardes.
Previsão no Rio
No Rio de Janeiro, a expectativa é de chuva fraca e isolada neste 1º e 2 de janeiro, entre tarde e noite, de acordo com o Sistema Alerta Rio. Os ventos estarão fracos e moderados.
Na quarta (3) e quinta-feira (4), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano, próximo da costa do estado manterá o tempo instável. A previsão é de chuva fraca a moderada, de forma mais contínua, a partir da tarde.