
Resumo
- Inmet emitiu um alerta para chuvas intensas nos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, e para acumulados de chuva no litoral do Paraná e Santa Catarina;
- No Norte e Nordeste, há riscos incluem corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
- No Sul, os riscos são de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.
O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu nesta terça-feira (11) um alerta para chuvas intensas no Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará e acumulados de chuva no litoral do Paraná e Santa Catarina.
No Norte e Nordeste, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já no litoral do Sul brasileiro, o risco é de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com áreas de risco.
O Inmet pede para que se evite enfrentar o mau tempo, observe alteração em encostas e em caso de inundação, proteja os pertences da água. Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
As áreas mais afetadas ficam em quase todo o estado do Maranhão, norte do Ceará, região metropolitana de Fortaleza, norte do Piauí e norte do Tocantins. Já no sul, as áreas mais afetadas são a região metropolitana de Curitiba, Grande Florianópolis, norte de Santa Catarina e Vale do Itajaí.