Inmet emite alerta para o Centro-Oeste devido à baixa umidade do ar

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico

Da redação

A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% no Centro-Oeste Monica Alves/Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% no Centro-Oeste
Monica Alves/Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu neste domingo um alerta de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% em grande parte da região Centro-Oeste do país.

O tempo seco e a pouca presença de nuvens nessa época do ano fazem com que os dias sejam mais quentes e as noites mais frias, especialmente na região centro-sul do Brasil.

"O inverno começou há menos de um mês e vai até setembro, com essa massa de ar seco dominando a maior parte do tempo. A gente vai ver cada vez mais o agravamento da umidade, que, em agosto, deve começar a registrar índices abaixo de 10%, o que já é considerado uma situação de emergência", disse Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e áreas de Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia são regiões onde predomina uma massa continental de ar seco, que atua bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral.

Para o Sudeste, não há previsão de chuva em praticamente toda a região, exceto em áreas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro onde podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais