Notícias

Instituto Butantan completa 120 anos de excelência com grande reconhecimento

Instituto Butantan completa 120 anos de excelência com grande reconhecimento

Da Redação, com Jornal da Band

O maior centro de produção de vacinas do Brasil, o Instituto Butantan completou 120 anos nesta semana. Com a pandemia do novo coronavírus e a produção da vacina contra a covid-19, a importância do instituto agora é reconhecida por todos.

No ano de 1899, um surto de peste bubônica que se espalhava pelo Brasil a partir do porto de Santos levou à criação de um laboratório de produção de soro para combater a doença. Instalado na então Fazenda Butantan, na zona oeste do município de São Paulo. 

Dirigido pelo médico cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha e então chamado Instituto Serumtherápico, o laboratório foi o embrião do Instituto Butantan, que em 2021 completa 120 anos de existência.

O Butantan é hoje um centro de pesquisa biomédica, que integra pesquisas científicas e tecnológicas, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica, e se tornou uma referência nacional na produção de imunobiológicos do Brasil.

Comemorações

Além das cobras que são uma marca registrada para a produção dos soros no Butantan, o instituto agora vai contar com um painel do artista brasileiro Eduardo Kobra, que homenageia e dá esperança para a produção de imunizantes no País.

Em 2021, os 120 anos do Butantan estão sendo aplicados no desafio de produzir a vacina do Brasil contra a covid-19, e ao longo do ano, o Instituto promoverá ações para celebrar a data.

Mais notícias

Carregar mais