Notícias

Insumos chineses para produzir vacinas no Brasil devem chegar em 10 dias

Insumos devem chegar em 10 dias

Da Redação, com Jornal da Band

Parte dos insumos esperados da China para a produção de vacinas no Brasil deve chegar nos próximos 10 dias. As informações são do Jornal da Band.

O Congresso assumiu a tarefa de negociar a remessa imediata dos princípios ativos para que o Brasil não pare a vacinação contra o coronavírus. O presidente da Câmara se reuniu com o embaixador chinês no país e ouviu que os problemas não são as divergências ideológicas nem os ataques públicos de autoridades brasileiras, mas sim, dificuldades técnicas e burocráticas. Rodrigo Maia criticou a ausência do Itamaraty nas conversas.

“A falta de diálogo do governo com a embaixada. Quer dizer, é incrível como a questão ideológica para alguns prevalece sobre a importância de salvar vidas”, disse.

O presidente da Frente Parlamentar de Comércio exterior também se reuniu com autoridades de Pequim. A aposta é de que pelo menos uma parte dos insumos chegue nos próximos 10 dias.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que o governo federal é o único interlocutor oficial com o governo chinês.

Doses da Índia

Já com a Índia, o Itamaraty tem mantido um diálogo definido como "excelente" por diplomatas. O Ministro Da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a governadores que os 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford devem chegar até o começo da semana que vem.

Mesmo se o calendário otimista for cumprido, ainda é pouco. O que vai garantir o plano nacional de imunização é a produção em massa no Instituto Butantan e na Fiocruz. Mas diante do atraso na chegada do princípio ativo, a fabricação no Rio de Janeiro foi adiada para março.

Nesta quarta, o Ministro do STF Ricardo Lewandowski deu 72 horas para que a Anvisa diga qual o estágio de análise do pedido do governo da Bahia para o uso emergencial da Sputnik. Ainda não houve a requisição da licença de aplicação da vacina russa no Brasil.