O inverno chegou ao Brasil! Apesar do frio marcante na época do ano, os primeiros dias da estação serão de temperaturas amenas, pelo menos na região Sudeste. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a previsão é de sol entre nuvens, mas sem chuvas, e os termômetros devem marcar de 14ºC a 26ºC.
Astronomicamente, o inverno começou às 6h14 da manhã desta terça-feira (21). A estação se estende até às 22h04 de 22 de setembro, quando acontece o equinócio de primavera.
Carine Gama, meteorologista do site Climatempo, explica que a estação é influenciada pelo fenômeno La Niña, o resfriamento do Oceano Pacífico. Devido a isso, ocorre a diminuição das chuvas no Sul do país, bem como o aumento das precipitações em áreas do Norte e Nordeste.
“O inverno, de maneira geral, deve registrar cerca de 40% de chuva abaixo da média em áreas entre o Norte do Rio Grande do Sul até o Sul do Paraná. Já na faixa Leste do Nordeste, onde já vem chovendo de forma muito frequente, a persistência das ondas de leste garante, ainda, uma estação muito chuvosa com previsão de acumulados acima da média”, explicou a meteorologista.
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
As frentes frias serão passageiras e costeiras no Sul e Sudeste, com pelo menos quatro ondas de frio neste inverno. De maneira geral, segundo Carina, as temperaturas de inverno estarão dentro da média nas duas regiões.
No Sudeste e Centro-Oeste, o inverno começa ensolarado e seco. Em regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, deve haver formação de nevoeiro ao amanhecer. Quanto à chuva, para hoje, somente do Espírito Santo e no litoral Norte fluminense.
O inverno sulista começou com céu nublado e temporais no Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina. Em outras áreas dos três estados do da região haverá períodos com sol, apesar da previsão de chuva a qualquer hora.
Chuva e sol no Norte e Nordeste
Já no Norte e Nordeste do país, onde o frio invernal praticamente não existe, a previsão é de muitas pancadas de chuva e períodos com sol. O tempo fica seco no Centro, Sul e Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Centro-Sul do Maranhão, Tocantins, Pará (exceto Norte do estado), Sul do Amazonas, Acre e Rondônia.
E há risco de chuva forte na costa do Nordeste, entre Salvador e Maceió.