Notícias

IPCA-15: prévia da inflação perde força em janeiro, aponta IBGE

Apesar da desaceleração, todas as capitais pesquisadas apresentaram aumento nos preços

Da redação com BandNews TV

Com exceção dos transportes, todos os outros oito grupos apresentaram alta em janeiro
Com exceção dos transportes, todos os outros oito grupos apresentaram alta em janeiro
Reprodução EBC

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 26, divulgou o resultado da prévia da inflação de janeiro, que desacelerou em comparação a dezembro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,58% neste mês, enquanto, no mesmo período do ano passado foi de 0,78%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador também perdeu força e chegou a 10,2%. O resultado de hoje foi influenciado, principalmente, pelo grupo dos transportes, que teve deflação de 0,41%, puxada pela queda no preço da gasolina (-1,78%) e passagens aéreas (-18,21%). O etanol e gás veicular também tiveram variações negativas.

8 grupos apresentaram alta de preços

Com exceção dos transportes, todos os outros oito grupos apresentaram alta em janeiro. O setor do vestuário foi o que teve o meio aumento, 1,48%, seguido dos artigos de residência, 1,4%, e comunicação, 1,09%.

No grupo da alimentação e bebidas (0,97%), os maiores impactos vêm da cebola (17,09%), frutas (7,10%), café moído (6,50%) e carnes (1,15%). A batata-inglesa (-9,20%), arroz (-2,99%) e leite longa vida (-1,70%) apresentam queda desde dezembro.

Produtos mais caros em todas as capitais

Segundo o IPCA-15, todas as capitais pesquisadas tiveram alta nos preços. O menor resultado foi em Brasília (0,19%), enquanto a região metropolitana de Salvador (1,08%) mostrou-se com o a maior variação, influenciada por itens de higiene pessoal (4,57%) e frutas (9,9%).

Entenda o cálculo

A coleta de preços pelo IPCA-15 aconteceu entre 14 de dezembro e 13 de janeiro. O indicador leva em conta família com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e leva em conta 11 regiões metropolitanas. A prévia da inflação é medida com base na metade do mês anterior e metade do mês seguinte.

Mais notícias

Carregar mais