O primeiro voo da operação “Voltando em paz”, com o avião KC-30, embarca para Tel Aviv e deve chegar na cidade israelense na manhã desta terça-feira (10) para repatriar o primeiro grupo de brasileiros. A aeronave deve chegar no Brasil nas primeiras horas de quarta-feira (11).
O governo brasilero planeja realizar, ao menos, cinco voos até o próximo sábado (14), saindo de Tel Aviv. Dos aviões destinados à operação, quatro são de grande porte (KC-30), cada um com capacidade de 210 passageiros, ou seja, vão transportar 840 pessoas.
“O terceiro voo será feito pelo KC-390, que irá decolar às 12h de quinta-feira, trazendo 60 passageiros, diferente dos voos do KC-30, que são voos direto para de Tel Aviv para o Brasil e depois falamos quais são os destinos. O KC-390 fará Tel Aviv, Lisboa, Ilha do Sal, Recife e Guarulhos”, declarou o Brigadeiro Marcelo Damasceno.
Veja o cronograma dos cinco voos que vão repatriar pelo menos 900 brasileiros:
1º voo (KC-30): 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto de Brasília. Pousa em 11 de outubro;
2º voo (KC-30): 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 11 de outubro;
3º voo (KC-390): 60 passageiros, viagem com parada em Tel Aviv, Lisboa, Ilha do Sal, Recife e Guarulhos. Pousa em 13 de outubro;
4º voo (KC-30) 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 13 de outubro;
5º voo (KC-30) 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 14 de outubro;
O plano do governo federal, nesse primeiro momento, é resgatar 900 brasileiros. A partir do próximo domingo (15), as autoridades brasileiras vão iniciar uma nova logística para buscar as pessoas que não tiverem sido resgatadas nos primeiros cinco voos.
Segundo o governo brasileiro, há 1,7 mil brasileiros que demonstraram interesse na repatriação. Do total, a maioria é formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.
Prioridade de embarque
O Ministério das Relações Exteriores brasileiros (Itamaraty) informou que os candidatos à repatriação serão organizados por prioridade. Num primeiro momento, os compatriotas residentes no Brasil, sem passagem aérea, encabeçam a lista para serem trazidos nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Presidência.
A nota do Itamaraty foi divulgada nesta segunda-feira (9), logo após o governo de Israel autorizar os sobrevoos e pousos das aeronaves brasileiras no território israelense. O primeiro avião a ser usado, inclusive, está em Roma, na Itália. O envio do segundo avião foi confirmado.
Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea (nota do Itamaraty)
O Itamaraty ainda recomenda que os brasileiros, com passagens aéreas ou com condições de comprá-las, embarquem em voos comerciais do Aeroporto Ben-Gurion, ainda em operação.
No último sábado (7), o grupo palestino Hamas, considerado terrorista pelas principais nações ocidentais, promoveu um dos maiores ataques contra Israel. Ao todo, o conflito já deixou mais de 1,4 mil mortos nos dois lados.
Contato para brasileiros
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
O governo montou no Itamaraty estrutura para acompanhar a situação dos brasileiros na região do conflito. Os consulados disponibilizaram três contatos para brasileiros em situação de emergência, todos com o aplicativo WhatsApp instalado. Veja:
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Escritório de Representação em Ramala: +972 (59) 205 5510
Plantão consular geral, em Brasília: 55 (61) 98260-0610